Blog Zumba
Zumba Festiva em sua quinta edição aborda tema “Prevenção ao Suicídio”

Professores do projeto ZF elegeram como tema da campanha social do festival o suicídio,  que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima – se que só no Brasil são aproximadamente 12 mil casos ao ano.

O Diretor do ZUMBA FESTIVAL BRASIL, Igor Andrade, junto da Profa Zin Gisele Schlosser pensaram que poderiam ir um pouco além com as ações Festival e aliar a dança e o entretenimento com uma ação social que trouxesse reflexão aos participantes do Festival Assim surgiu o ZF Social, que em edições anteriores abordou como tema a prevenção ao Câncer de Mama e o Combate a Violência Doméstica.

Na Edição 3 levamos ao palco do Festival sobreviventes do câncer, mulheres integrantes do Grupo Amigas da Mama, lideradas pela ex paciente e hoje aluna de Zumba Cecília Vitorazzo. Na Edição 4 a aluna e hoje também Zin Rose Camargo expôs a todos sua história de violência doméstica por anos e uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira – instituição federal que acolhe mulheres vítimas de agressão – foi firmada. Ambas parcerias ainda estão ativas e qualquer professor do projeto ZF bem como suas alunas podem contar com esse acolhimento, reforça Igor Andrade.

Neste ano a profa Gisele trouxe como tema a prevenção ao suicídio que em muitas vezes, é visto como a última saída pelas pessoas com alto grau de depressão:  doença que cresce no mundo e que acomete muitos alunas e alunos de Zumba. Curitiba tem altos índices de suicídio.

Combater o suicídio é uma situação muito delicada e precisamos aprender a lidar com ela. Procurada pelo Blog ZF com a pergunta: “Qual a melhor frase que define o suicídio?”, a Psicóloga Luciana Chiapetti respondeu categoricamente: – A dor que o indivíduo sente em estar passando por aquele momento é  tanta que ele prefere se suicidar do que continuar sentindo aquilo, ou  seja, é  como se ela recorresse ao suicídio para aliviar a dor/tensão/tormento que passa. Finaliza sua resposta alertando : E NÃO, a pessoa  NÃO faz isso para chamar a atenção.

Segundo a Psicóloga e Daniella Doris, que também conversou com o Blog, falar sobre o suicídio é  uma forma de quebrar o tabu existente sobre o tema. Lutar contra esse tabu é  fundamental para que a prevenção seja bem sucedida.

Para finalizar o assunto, sugerimos como complemento o vídeo gravado pelo CVV – Centro de Valorização à Vida gravado especialmente para o Projeto ZF Social: https://youtu.be/DtcaIaxA0Ms